
Acha que executa determinada atividade acima do período razoável? Tem a sensação de outra pessoa faria a mesma atividade em menos tempo? Você se atem aos mínimos detalhes? Revisa a mesma atividade várias vezes para ter certeza de que não há erros?
Se sua resposta for sim, você é perfeccionista.
Afinal, ser perfeccionista é um ponto positivo ou algo a ser melhorado? Pois bem, o perfeccionista traz consigo a ansiedade e pró atividade. Esses itens estão conectados, pois a necessidade da busca pela perfeição gera ansiedade.
Essa mesma busca pela perfeição gera a proatividade, pois o perfeccionista se sente no dever de fazer o melhor, dever este que não pode ser delegado, por isso, muitas vezes opta em não perguntar, mas sim, encontrar as respostas por si. Muitas vezes o perfeccionista opta em “abraçar o mundo”, liderando várias atividades simultaneamente e fazendo uma conexão triangular entre perfeccionismo, ansiedade e pró atividade.
Atividades desempenhadas por pessoa perfeccionista fica muito bem concluída, pois o indivíduo agrega 100% de suas ideias gerando destaque. Porém nem tudo é "mar de rosas", o perfeccionista sofre com a mencionada conexão triangular, a qual, gera sobrecarga de energia, podendo desaguar em estress.
Provavelmente pessoas perfeccionistas recebem vários elogios apesar disso, inconscientemente tem pensamentos relacionados a zerar erros ou "poderia ter feito melhor", como se ele não pudesse falhar. Pessoas estão sujeitas a erros e, além disso, quem errou fez tentando acertar. Os erros nos aproxima dos acertos, com o intuito de nos tornarmos pessoas melhores.
Espero que a leitura tenha te ajudado, e vamos juntos viver uma vida mais leve.
Comments